quinta-feira, 16 de abril de 2015

A ESCOLA E O DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÃO BASEADA NO FILME “A CORRENTE DO BEM” - SCHOOL AND TEACHER IN CONTEMPORARY SOCIETY: BASED ON REFLECTION FILM "PAY IT FORWARD"

A escola e o docente na sociedade contemporânea: reflexão baseada no filme “A Corrente do Bem”
RESUMO: A obra cinematográfica, sendo linguagem e comunicação visual, se faz ótimo recurso metodológico para a discussão e a reflexão de questões sociais ou pessoais, pois expressa aspectos da vida social, sentidos, crises e reflexões sobre o que ocorre em determinado espaço, em determinado contexto social. Considerando a importância da formação e da prática docente para a escola exercer sua função na sociedade contemporânea, o texto apresenta reflexões sobre o filme “A Corrente do Bem”, lançado no ano de 2001/USA, sob direção de Mimi Leder. Nele a diretora usa o espaço da sala de aula de uma escola – destacando o papel do educador quanto à metodologia, estratégias, comportamento dos alunos, frustrações, medos e expectativas docentes, violência entre os muros escolares – como recurso para reflexão sobre sociedade atual, evidenciando que a reflexão sobre a formação do professor, sua história de vida e o contexto em que atua são fundamentais para a alteração da postura e da prática necessárias para o avanço qualitativo da escola contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Contexto social. Função social. Prática docente. Violência escolar. Cidadania.

SCHOOL AND TEACHER IN CONTEMPORARY SOCIETY: BASED ON REFLECTION FILM "PAY IT FORWARD"

ABSTRACT: Cinematographic work, with language and visual communication, it is a great methodological resource for discussion and reflection of social and personal issues, because  it expresses social life aspects , meanings, crisis and reflections on what occurs in a specific space, in a particular social context. Whereas the importance of training and teaching practice in order  School can carry out its function in contemporary society, the text presents reflections on the film "Pay It Forward" released in 2001 / USA, directed by Mimi Leder. In it the director uses a classroom space of a school  - highlighting educators´role as:  (…)methodology, teaching strategies, students behavior, frustrations,  and teachers´ fears and expectations as well as violence within School walls - as a reflective resource  on today's society, showing that reflection on Teacher Education, his/her  life story and the context in which teachers  acts are essential to change  attitude and practice which are necessary for the qualitative leap  of contemporary School.

Keywords: School. Social background . Social function. Teaching practice. School violence. Citizenship.

SUGESTÃO: ASSISTAM AO FILME E, POSTERIORMENTE, LEIAM O ARTIGO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NA ATUALIDADE.https://docs.google.com/file/d/0B48CLDbi8rOsYk0tdmZVcjhVVGc/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário