A escola e o docente na sociedade contemporânea: reflexão baseada no
filme “A Corrente do Bem”
RESUMO: A obra
cinematográfica, sendo linguagem e comunicação visual, se faz ótimo recurso
metodológico para a discussão e a reflexão de questões sociais ou pessoais,
pois expressa aspectos da vida social, sentidos, crises e reflexões sobre o que
ocorre em determinado espaço, em determinado contexto social. Considerando a
importância da formação e da prática docente para a escola exercer sua função
na sociedade contemporânea, o texto apresenta reflexões sobre o filme “A
Corrente do Bem”, lançado no ano de 2001/USA, sob direção de Mimi Leder. Nele a
diretora usa o espaço da sala de aula de uma escola – destacando o papel do educador
quanto à metodologia, estratégias, comportamento dos alunos, frustrações, medos
e expectativas docentes, violência entre os muros escolares – como recurso para
reflexão sobre sociedade atual, evidenciando que a reflexão sobre a formação do
professor, sua história de vida e o contexto em que atua são fundamentais para
a alteração da postura e da prática necessárias para o avanço qualitativo da
escola contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Contexto social.
Função social. Prática docente. Violência escolar. Cidadania.
SCHOOL AND TEACHER IN
CONTEMPORARY SOCIETY: BASED ON REFLECTION FILM "PAY IT
FORWARD"
ABSTRACT: Cinematographic work, with language and visual communication, it
is a great methodological resource
for discussion and reflection of social and personal issues, because it expresses social life aspects , meanings, crisis and
reflections on what occurs in a specific
space, in a particular social context. Whereas the importance of training and teaching practice in order School can carry out its function in
contemporary society, the text presents reflections on the film "Pay It
Forward" released in 2001 / USA, directed by Mimi Leder. In it the
director uses a classroom space of a school - highlighting educators´role as: (…)methodology, teaching strategies, students behavior, frustrations, and teachers´ fears and expectations as well as violence within School
walls - as a reflective resource on
today's society, showing that reflection on Teacher Education, his/her life story and the context in which teachers acts are essential to change attitude and practice which are necessary for the qualitative leap of contemporary School.
SUGESTÃO: ASSISTAM AO FILME E, POSTERIORMENTE, LEIAM O ARTIGO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NA ATUALIDADE.https://docs.google.com/file/d/0B48CLDbi8rOsYk0tdmZVcjhVVGc/edit
Nenhum comentário:
Postar um comentário